SP ganha 1ª 'faculdade de influencers' do Brasil, com cursos de até R$ 35 mil, praia artificial e banheiro 'instagramável'

  • 23/08/2025
(Foto: Reprodução)
'Centro de formação de influencers em SP tem praia artificial e banheiro 'instagramável' A cidade de São Paulo ganhou no início deste mês um centro de formação de influencers e criadores de conteúdo digitais. O local é um grande estúdio, com direito a praia artificial e banheiros instagramáveis (veja vídeo acima). Chamada pelos executivos da empresa de "primeira universidade de criação de conteúdo do Brasil", a Community Creators Academy foi instalada num enorme galpão na Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital. A área tem 14 mil m² e mais de 200 estúdios diferentes, para os alunos poderem criar seus conteúdos e jorrá-los nas redes sociais. Com cursos que variam de R$ 25 mil a R$ 35 mil, a Creators Academy promete transformar o jeito com que os atuais influencers se portam nas redes sociais, para melhorar a atração das marcas e a comunicação com o público. ✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp A ideia foi do empresário baiano Fabio Duarte, dono de uma agência de publicidade na capital paulista especializada em comunicação digital, a Agência California. Ele buscou uma parceria com o grupo educacional Ânima Educação – dono da Universidade Anhembi Morumbi – para formatar o espaço e o programa dos cursos, de olho em um "mercado trilionário", segundo Duarte. Fabio diz terem sido investidos cerca de R$ 40 milhões na ideia. Banheiro instagramável com estúdio e praia artificial dentro da Community Creators Academy, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de SP. Montagem/g1/Rodrigo Rodrigues, Lucas Amorim e Albert Rodrigo “A 'creator economy' é um mercado gigantesco no mundo, que deve movimentar mais de US$ 1 trilhão nos próximos anos no mundo. E a criação de conteúdo está virando uma grande 'skill' [habilidade] valorizada pelo mercado. Antes se exigia datilografar, Pacote Office, inglês. Hoje a criação de conteúdo e a IA [inteligência artificial] são 'skills' importantes para aceleração de qualquer carreira”, afirmou Fabio. “Atualmente, 75% dos jovens querem ser influencers no Brasil. Então, essa é uma profissão, ou uma habilidade, que vem crescendo muito e vai gerar muitos negócios. E não existia no mundo um local focado na formação dessa habilidade que 1 bilhão de pessoas querem ser nos próximos anos. E daí veio o insight [ideia] de transformar isso num grande hub”, disse. Praia artificial dentro da Community Creators Academy, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Lucas Amorim/Divulgação Curso presencial As aulas na Creators Academy começaram na primeira semana de agosto, e a "faculdade" conta com cerca de 200 alunos matriculados. Os cursos oferecidos são segmentados por área e variam de três a seis meses, com aulas presenciais de duas a três vezes por semana. Médicos, advogados, dentistas, arquitetos e profissionais liberais, por exemplo, têm aulas focadas na atuação para conquistar novas fontes de receita e fisgar os clientes através das redes sociais. Os alunos participam e produzem videochats, podcasts, aprendem a melhor forma de fazer tutoriais de saúde, moda e qualidade de vida, entre outros. Os estúdios têm até salão de cabeleireiro e maquiagem, salas de atendimento dermatológico e academia para gravar conteúdos de atividade física. Segundo a empresa, as aulas são em formato de mentoria, dadas por nomes badalados do mercado, como Igor Coelho, fundador do podcast Flow, e Sarah Fonseca, da plataforma Skin Quer. Com disciplinas como ética, responsabilidade social, direito digital, empreendedorismo e storytelling, a empresa promete profissionalizar a relação entre marcas e influencers, segundo o CEO. “Muitos influenciadores começaram de maneira muito orgânica. No improviso, foram fazendo, por terem um sonho de trabalhar com conteúdo, e só depois perceberam que aquilo era um trabalho. E como todo trabalho, você precisa se educar e se formar. A gente quer que o aluno comece desde o início sabendo que conteúdo é um negócio”, afirma Fábio Duarte. Fábio Duarte, CEO da Community Creators Academy: R$ 40 milhões investidos em escola para formação de influencer Divulgação “A proposta é aproximar o aluno do mercado. A gente sabe que o mundo está precisando de mais conexões. Então, a ideia de criar um espaço físico veio dessa necessidade da presença física acelerar a presença digital”, comentou. O curso mais caro é voltado para executivos que desejam se desenvolver melhor para participar de apresentações, Ted Talks, entrevistas e podcasts. Banheiro ‘instagramável’ Estúdio montado dentro do banheiro da Community Creators Academy, a escola de influencers da Vila Leopoldina. Lucas Amorim e Albert Rodrigo/Divulgação Entre os mais de 200 cenários criados no espaço, o mais usado pelos alunos é o de "social commerce", onde os alunos produzem conteúdo para a venda de produtos em Instagram, TikTok ou Facebook. Mas o banheiro instagramável é, de longe, o que mais faz sucesso, por conta do ambiente de intimidade que facilita os bate-papos entre as "creators", segundo o empresário. “Outro dia eu li uma reportagem de uma universidade que estava proibindo gravação de conteúdo nos banheiros para não expor a intimidade de que não deseja aparecer. Mas no banheiro é onde as mulheres vão para se maquiar, ajeitar a roupa, se produzir e falar sobre um produto com a amiga, um encontro, uma desilusão. Então eu resolvi que ia trazer os estúdios no banheiro para facilitar esse clima. E acho que é uma das áreas mais usadas da escola”, disse Fabio. ‘Vestibular americano' Alunos participam de aulas de formação de creators na Community Creators Academy, na Vila Leopoldina, em São Paulo. Divulgação Embora seja uma escola que diz que aceita qualquer tipo de influencer ou criador de conteúdo digital, o ingresso na escola tem um processo seletivo pago, inspirado no modelo de universidades internacionais. "Nele, o candidato envia uma carta de intenção e um vídeo explicando seus objetivos e motivações para participar do programa. Caso seja aprovado na primeira etapa por nossos especialistas, será convidado para uma entrevista, onde poderá ou não ser selecionado", explica Fabio. Nesse primeiro momento, a escola diz que está dando preferência para alunos que já tenham familiaridade com o ambiente digital e desejam aprimorar seus conhecimentos e se profissionalizar, diz a entidade. “A gente tem diversos produtos, mas o público principal é o que já entende que o conteúdo faz parte do seu dia a dia. Então, a gente acelera de creators que estão no início da carreira, até creators que já têm a carreira um pouco consolidada com conteúdo, mas sabem que precisam transformar aquela audiência e seguidores em negócio." Sobre o valor dos cursos, o executivo da empresa diz estar alinhado com o mercado internacional. Sala de podcasts da Community Creators Academy, em São Paulo. Lucas Amorim e Albert Rodrigo/Divulgação Num mundo em que os jovens tendem a desistir das carreiras tradicionais para tentar a vida na frente dos celulares, Fabio Duarte diz que a profissionalização dos influencers é um caminho essencial para o sucesso nas redes, mas que não pode descartar a formação tradicional de uma universidade. "Para mim, é inquestionável o poder da educação. A questão de um diploma universitário é importante e vai continuar sendo importante para a vida [do influencer do futuro]. Mas existe um novo mercado, dos cursos livres, de segmentação de ensino para carreiras que estão precisando dessa nova habilidade, que é o conteúdo. Sou um entusiasta do ‘life is learning’, que é a vida inteira você se aprimorar e aprender algo”, afirma. Praia artificial dentro da Community Creators Academy, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Rodrigo Rodrigues/g1 Sem alarde, Câmara de SP aprova viagem de vereadores à China por 10 dias com dinheiro público

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/08/23/sp-ganha-1a-faculdade-de-influencers-do-brasil-com-cursos-de-ate-r-35-mil-praia-artificial-e-banheiro-instagramavel.ghtml


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